domingo, 27 de maio de 2012

ESTUDO SOBRE TENTAÇÃO PROVAÇÃO E LEGALIDADE

ESTUDO SOBRE PROVAÇÃO, TENTAÇÃO,  E LEGALIDADE 


 Tem existido uma grande confusão no meio Evangélico por alguns deles não saberem dividir essas três áreas, e por isso vou fazer essa divisão em nome do Senhor Jesus. Entre provação, tentação e legalidade, então por isso fiquem ligados porque vai lhe ajudar. 

 1ª) Provação sig. Situação de aflição e sofrimento, na qual Deus permite que o seu servo passe em uma área de sua vida, na qual precisa de aperfeiçoamento no caso de crescimento e purificação. A palavra desse tópico, (Tiago 1 v 2 a 4 ) a) A provação é uma legalidade dada por Deus para que satanás nos tente um pouco mais a cima do normal, e que intensifique mas os seus ataques, e quando o Senhor da essa legalidade a ele, no caso a satanás, ele não pode passar do limite a qual Deus lhe deu, (1Corintios 10v13). Existia um homem chamado Jô, que foi provado por Deus de uma forma muito severa. (Jô, 1v6a22) (Jô, 2v1a10). Jô era um homem que temia a Deus, e que cria em seu poder, mas quer não tinha uma intimidade com Deus, e quer também tinha algo em sua vida que o impedia de ter essa intimidade com Deus, e essa coisa era o medo (Jô, 3v25). Amados, a intenção de Deus em provar Jô, era para que ele o conhecesse e vencesse aquele medo quer lhe rodeava. É por isso que o Senhor nos prova, com um intuito de nos aproximarmos Dele e para que venhamos vencer todas as barreiras das nossas vidas. É por isso que Ele nos manda perseverar. Aprovação vem com três objetivos.

 1) Para nossa santificação
 2) Para aumentar a nossa fé
 3) Para que nós tenhamos uma intimidade com ele, no caso com Deus. Geralmente quando Deus prova um homem, é porque existe alguma área de sua vida que precisa de um concerto ou de crescimento em alguma área de sua vida, por exemplo, uma falta de fé, largar o egoísmo; o orgulho; uma falta de perdão etc. E quando o Senhor prova o homem é porque ele quer aprovar. Existem duas áreas a qual satanás não pode tocar sem a permissão dada por Deus, a não ser quando tem uma legalidade dada pelo homem.

a) Financias; por causa do dizimo e as ofertas. (Malaquias 3v10e11)

b) Saúde; porque o Senhor já levou sobre se as nossas enfermidades. (Isaias53v4e5). Então se alguma dessas duas Áreas esta sendo afetada na sua vida ou na sua família, você tem que se examinar e ver o que é que esta acontecendo.

 2ª) Para você descobrir que esta sendo provado por Deus é facio, é só você se examinar e ver se esta na posição a qual o Senhor lhe colocou, se você estiver, é porque ele esta querendo te aperfeiçoar nessas Áreas do seu chamado ou da sua vida. E quando isso acontecer não fique nervoso e preocupado com a situação, se ligue com Deus e pergunte a ele o motivo da provação, e ele vai lhe mostrar. (1Pedro 1v6ao9) Sempre quando Deus vai nos provar, ele nos avisa antes. (Amós3v7) só que às vezes nós não esta ligado para perceber e ouvir a sua voz. E se lembre existem varias maneiras a qual o Senhor pode lhe provar, e se você não estiver na posição, pode ser uma legalidade. (Efesios 4v27). E não se esqueça, em quanto você não aprender com as provações a qual o Senhor lhe colocou, você vai fica até aprender.

3ª) Tentação sig. Atração para fazer o mal, por esperança de obter prazer ou lucro, pode vim tanto do ser humano (Tiago, 1v14e15). Ou por satanás (Gen.3v1ao9). A tentação é uma legalidade ou uma permissão que Deus deu a satanás dês da criação do homem, e intensificou depois da queda do mesmo. É por isso que Deus colocou o livre arbítrio que sig. Livre direito de escolha dentro do homem, e o mesmo têm o poder de ceder ou não às tentações. Satanás pode te tentar, mas não tem o poder para te obrigar a pecar (Tiago, 1v14e15). Por isso vigie (Mateus 26v41).

 4ª) Satanás usa diversos meios para levar o homem a desobedecer a Deus, ele usa o próprio desejo do homem para levá-lo a pecar, satanás sabe que os homens são insaciáveis, e o caminho que ele mais gosta de pega-lo é pelo o estomago, por que ele sabe que o mesmo têm uma certa gula e por isso o tenta. (Tiago, 1v14e15). Ele sabe que quando homem sente fome, quanto mais se o mesmo tiver família, a primeira coisa que alguns deles fazem, é fica preocupado com alimentação, e com isso satanás coloca desespero para quer o mesmo não se lembre nem tome posse da palavra de Deus que diz; não se preocupem com o dia do amanhá com haveis de comer ou de beber, (Mateus6v25ao34). E por isso o arrasta e o seduz a tentação, e o homem passa a desobedecer a Deus.

 5ª) Satanás sabe que o homem é ganancioso, e sabe que o mesmo faz de tudo para conseguir riquezas, e por isso faz com quer o mesmo se torne avarento Que sig. Apego ao dinheiro. É engraçado que nós ouvimos tantas desculpas de pessoas que dizem que não querem ficar ricos, mais só vemos os mesmos correndo atrás das riquezas, por isso não se dão conta que satanás esta lhe afastando de Deus com as tentações das riquezas e te levando para o inferno. (1Timotio. 6v3ao10). Satanás cegou o entendimento de muitas pessoas com a idéia que o pecado só é consumado quando fazemos o ato, para que o mesmo se esqueça que o pecado também é consumado quando nós também desejamos, (Mateus, 5v27ao30).

 6ª) Satanás, quando tentou o Senhor Jesus, ele usou as três Áreas que gosta de tentar os homens.

a) No natural do ser humano, que foi a fome. (NA necessidade).

 b) No espiritual que foi a palavra de Deus. (No caso a saúde).

c) No desejo do homem. (No caso ganância). (Mateus 4v1ao11).
Mais existe outras Áreas que ele usa, por exemplo, no adultério. Mais o Senhor Jesus não cedeu às tentações, então nós também podemos resiste.

 7ª) Satanás para tentar o homem, para que o mesmo não obedeça à vontade de Deus, ele usa mais os meios naturais, do que o espiritual. Em (Mateus. 16v21ao23) Jesus disse aos seus discípulos que iria ser morto, mais ao terceiro dia ele iria ressuscitar. Mais um dos seus discípulos chamado Pedro lhe disse, de modo nenhum Senhor! Isso nunca te acontecerá! Aos olhos dos homens parecia que era Pedro que estava falando, porque parecia que ele estava preocupado com Jesus, mais Jesus que conhece bem o seu adversário, olhou para ele e disse, para trás de mim satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mais nas dos homens. Sabe por que o Senhor falou isso? É por que os homens só pensam nas coisas materiais, foi por isso que o Senhor Jesus disse que ele só pensa nas coisas dos homens e não das coisas de Deus. Tem muitas pessoas que deixaram de fazer o que o Senhor mandou, para ceder o capricho de pessoas que pareci esta preocupada com a sua vida, sem saber ou ate sabendo que era satanás usando, porque aquilo o agrada. As tentações de satanás às vezes são muito fortes, porque quando ele quer derrubar uma pessoa que esta fazendo a vontade de Deus, a qual esta lhe atrapalhando, ele Investe pesado, por isso se você for essa pessoa, vigie.

 8ª ) Satanás têm legalidade dada por Deus para nos tentar em algumas Áreas de nossas vidas, mais em todas as Áreas ele é limitado. E quando sobrevêm as tentações, Deus lhe providenciará um escape, para que possamos suportar. (1 corintios10v13 ) então só caímos nas tentações se quisermos.

 9ª) Legalidade sig. Dar licença ou liberdade autoridade e lugar para satanás agir. (Efésios 4 v 27 ). a) Quando nós pecamos, estamos dando legalidade ou dando o direito para satanás agir em nossas vidas. Essa legalidade vem por diversos meios, por ex;

a) Mentira; (João, 8v44)
b) fornicação que é adultério; (1 Corintios 6v 9e10)
c) E algumas obras da carne, que são chamadas de brechas ou legalidades para satanás. (Gálatas, 5v16ao21)
d) Tem algumas legalidades que fazem as pessoas ficarem doentes. (Números 12v1ao16) No caso aqui foi à rebelião de Mirian e Arão:
e) A Miséria (Malaquias 3v10e11). No caso aqui é o dizimo e as ofertas. E tem também legalidades, que pode levar à pessoa a morte, tanto física, como foi no caso de Ananias e safira. (Atos5v1ao9). Quanto no espiritual, como foi no casa de adão e Eva. (Gêneses 3vao24). E outros,

10ª) Ama vez dada à legalidade a satanás, você esta sujeito a muitas coisas, por isso vigie. Também existem muitos objetos, que da a legalidade a satanás de agir tanto em nossa casa, quanto em nossas vidas, que são chamados objetos de adoração a satanás. Por ex; Imagens e outras coisas como CD e DVD piratas etc. então para você saber se tem ou não algum objeto de maldição dentro de sua casa ou na sua vide, só basta você ver se aquele objeto está ou não de acordo com a palavra de Deus. Ou então orar ao Senhor perguntando se tem ou não algum objeto ou alguma coisa que está dando alguma legalidade a satanás. É por isso que nós temos de fechar as brechas, se não ele vem roubar, matar, e destruir. (João, 10v10). O povo de Deus tem que aprender que estamos em uma batalha espiritual, e qualquer erro pode ser fatal. Amem (Oséias, 4v6), (João, 8v32).

QUESTIONÁRIO SOBRE PROV. TENTAÇ. E LEGAL.

1) Você sabe o que sig. Tentação? R=_______________________________________________________________________________

2) Você sabe o que sig. Provação? R=_______________________________________________________________________________

 3) Você sabe o que sig. Legalidade? R=_______________________________________________________________________________

4) Satanás tem o poder de colocar desejo em você? Tiago 1v13a18. R=_______________________________________________________________________________

5) Qual foi o desejo que satanás desperto em Eva? R________________________________________________________________________________

6) Qual é o propósito de uma provação? R=_______________________________________________________________________________

7) Cite 10 legalidades a qual o homem pode dar a satanás? R=___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Você da algumas dessas legalidades que você escreveu a satanás? R=_______________________________________________________________________________

9) Você sabe o preço de uma legalidade? R=______________________________________________________________________________

10) Qual é a área que você é mais tentado? R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11) Leia e medite e escreva o versículo de (Mateus, 26v41). R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12) Coloque 5 personagens da bíblia que foram provados, e a provados. R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13) Você parece com algum desses personagens que foram provados e aprovados? R=_______________________________________________________________________________

14) Coloque 5 personagens da bíblia que foram reprovados. R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15) Você parece com alguns desses personagens que foram reprovados? R=_______________________________________________________________________________

16) Satanás tem o poder de lhe fazer pecar? R=______________________________________________________________________________

17) E por que você peca? R=_______________________________________________________________________________

18) Coloque 5 personagem da bíblia que foram tentados, mais que não cederam a tentação. R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

19) Coloque 5 personagem da bíblia que foram tentados, e que cederam a tentação. R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

20) Preste atenção e veja como eles caíram na tentação, e veja como resistiram a ela e relate. R=____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

21) Qual é o seu maior exemplo na bíblia de resistência as tentação de satanás? R=______________________________________________________________________________

22) Você segui esse exemplo? R=_______________________________________________________________________________

Você pode ater ser tentado, mais só cai nela se você quiser, ou não vigiar. Por que em Tiago, 4v7 nos diz; portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de voz. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário