domingo, 27 de maio de 2012

ESTUDO SOBRE A GRAÇA DE DEUS

ESTUDO SOBRE A GRAÇA DE DEUS; A PALVRA DO ESTUDO 2PEDRO, 3V18 2CORINTIOS. 6v1 

                                            Graça sig. Favor imerecido; 

 1) Quando o senhor Jesus fez aquele grande sacrifício na cruz do calvário, ele deu de graça o direito de toda a humanidade de ser salva por ele, (Romanos, 10v9a13) (João, 3v16). Nós somos salvos pela graça de Deus, no caso, pelo favor imerecido dele, por meio da fé, e não por obras para que ninguém se glorie diante dele, (Efesios, 2v8a9), e por reconhecer o grande sacrifício do Senhor Jesus na cruz, e pela remoção dos nossos pecados. Por isso meu amado (a), o único sacrifício que Deus requer de nós para sermos salvos, é de confessá-lo como o nosso único e suficiente Senhor e salvador, e de negar a nós mesmo, (Lucas, 9v23) e lutar por ela, no caso pela a nossa Salvação (Mateus, 11v12), e estar em obediência a ele. O Senhor Jesus é a grandeza da graça de Deus, por que ele é a própria graça, pois Ele é Deus.

 2) A graça de Deus é uma dádiva um presente de Deus para nós, e por isso muitos têm negligenciado dessa maravilhosa dádiva que é a sua graça. A palavra de Deus nos diz que pela graça somos livres, (João, 8v32) mai que não é para usar dessa liberdade para dar lugar à carne, ou no caso, para fazer o mal, (1Pedro, 2v16). Muitas pessoas pensam que só é levantar as mãos e dizer que confessa o Senhor Jesus, que será salva, amado (a), esse é o primeiro passo para se obter a salvação, o segundo é negar a si mesmo, e fazer morrer toda obra da carne. Em (Gálatas, 5v16a26) nos fala das obras da carne e o fruto do Espírito, e que você vai ver que nos mostra uma lista de coisas que a carne e o Espírito têm, mas que nos mostra que aquele que prática essas obras da carne, que não entrarão no reino dos céus. Em (Hebreus, 2v1a4) nos fala do perigo da negligência da salvação, tem muitas pessoas que vivem de maneira errada pensando que vai ser salva, a graça de Deus nos impulsiona, a viver de maneira santa, e não de maneira pecaminosa, a palavra de Deus nos diz que sem santidade, ninguém verá a Deus (Hebreus, 12v14). Não adianta fazer obras ou se sacrificar de uma forma negligente pensando que com isso será salvo, a palavra de Deus nos diz que não é por obras que seremos salvos, (Efesios, 2v8a9), e que Deus quer obediência e não sacrifício de tolo, (1Samuel, 15v22a23). Amados (a), as pessoas pensam que podem enganar a Deus, na verdade elas estão enganando a si mesmas. Muitas pessoas pensam que o tempo da lei era pior do que o tempo da graça. No tempo da lei era olho por olho e dente por dente, você poderia pagar com a mesma moeda a todos os que lhe fizessem algum mal, mais o tempo da graça é completamente diferente, por que você tem que perdoar e amar todos aqueles que lhe fazer o mal, é fácil meu amado (a) perdoa e amar aqueles que lhe faz o mal? A vontade não é de pagar o mal com o mal? É por isso que o tempo da graça é mais difícil do que o tempo da lei. (1Pedro, 3v9) (1Pedro, 2v23a25) (Mateus, 6v14e15). A palavra de Deus nos diz que a uma diferença entre o justo e o ímpio, aqueles que servem e o que não servem a Deus. (Malaquias, 3v18).

3) Mais a graça de Deus não fica só na salvação, e muitos infelizmente não sabem disso, por que não examinam as escrituras. Meu amado (a), se você prestar atenção, você vai ver que em muitas passagens bíblicas, nos mostra que existiam homens que eram cheios da graça de Deus. Exemplos, o Senhor Jesus, (Lucas, 2v52) Estevão, (Atos, 6v8) e outros, e que também nos mostra que deveremos crescer na graça no conhecimento e no poder do nosso Senhor Jesus Cristo, (2Pedro, 3v18). Amado (a), se você examinar as escritura, você vai ver muitas coisas em comum entre os profetas do passado, do Senhor Jesus como esteve aqui na terra como homem, e os seus discípulos, sabe por quê? Por que Todos eles eram cheios do favor de Deus, por que tudo o que eles pediam a Deus, Deus lhes dava, sabe por quer Deus dava ou respondia tudo o que eles lhe pediam? Por que eles estavam em obediência total à vontade de Deus. Se você quer ser cheio da graça de Deus, coloque a sua vida em obediência total a ele, e permaneça na videira como o Senhor Jesus nos disse em (João, 15v1 a10) leia e medite com muita calma, por que esse é o segredo de ser cheio da graça.

 4) Amado (a), muitas pessoas se sacrificam para serem cheio da graça de Deus, buscando, pedindo arrumando um meio de serem usada por Deus, e até conseguir às vezes ser usadas por Deus, mais quando conseguem é por pouco tempo, por que a maioria deles infelizmente só está atrás do poder de Deus para serem vistas e puxarem a gloria para si mesmo. Mas Deus não dá a sua glória a ninguém, (Isaias, 42v8). Amado (a), ser usado por Deus não é o sinal de ser cheio da graça dele, por que o Senhor mesmo nos disse que muitos virão naquele dia dizendo, Senhor, em teu nome nós não profetizamos? E expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Aparentemente aos nossos olhos parece que essa pessoa que realizou todos esses feitos era cheia da graça de Deus, mais Deus conhece a mente e o coração do homem dirá naquele dia, afastem-se de mim todos aqueles que praticaram o mal. (Mateus, 7v21a 23). Amado (a), Deus não quer nos usar como um vaso descartável, e sim como um vaso de honra, e o sinal que nos mostra que o homem é cheio da graça de Deus, é a sua obediência a Ele e a sua santidade e a sua fé.

 5) vou lhe mostrar um exemplo como funciona a graça de Deus, vou lhes mostrar uma ilustração de um pai e de um filho assim como o Senhor Jesus sempre usou para nos mostrar em sua palavra a sua relação entre Ele e Deus, e que ele quer que usemos dessa mesma relação para com Ele, uma relação intima de amizade solida e confiável. Nós sabemos que todo pai que tem um filho obediente, ele quer sempre dar presentes e quer está sempre perto dele, não é assim? Assim não é diferente entre Deus e nós, por que quando nós obedecemos a Deus, automaticamente obtemos esse favor tão maravilhoso que é a sua graça, não que merecemos alguma coisa com base em nosso mérito, e sim pela misericórdia Dele, pelo fato de que nós temos que esta sempre nos esforçando para lhe agradar como filho que o ama sem querer nada em troca a não ser o seu amor de pai, por que Deus não aceita barganhas. Amado (a), você já percebeu quando você esta em obediência a Deus, Ele se revela e que parece que esta mais perto de você? E que quando você pede algo a Ele, Ele dar ou responde? Essas são umas das maravilhas da graça de Deus quando nós lhe obedecemos, mais quando nos tornamos filhos rebeldes, ou no caso, desobedientes o que acontece com a nossa relação com Deus? Parece que Ele se afasta de nós, não sentimos mais a sua presença como antes, oramos e Ele não responde, pedimos e Ele não nos dar. Mais eu tenho uma coisa para lhe falar através do Espírito Santo de Deus, não é Deus que se afasta de você, e sim você que se afasta Dele, Deus que sempre está perto de você, e que você seja cheio da sua graça, mais satanás quer que o homem se rebele cada dia mais contra Deus, para que o mesmo não possa mais sentir a sua presença, no caso, a presença de Deus, e se desviem. A intenção de satanás é nos afastar da graça de Deus, por que ele sabe muito bem o estrago que um homem cheio da graça de Deus faz um seu reino, é por isso que ele usa pessoas para lhe tirar da graça. Amado (a), a graça de Deus traz um sentimento de paz e tranqüilidade e de perfeita harmonia entre Deus e o homem. Você sabe o que leva a um servo de Deus a se desviar? É quando ele cai na tentação de satanás, e o mesmo faz com que o homem pense que Deus lhe abandonou, e que o mesmo continue a se rebelar contra Deus, dizendo que Deus não vai mais te perdoar, isso é engano do diabo, por que em (1João, 1v9 nos diz que se pecarmos contra Deus, e confessarmos o nosso pecados a Ele, Ele é fiel para nos perdoar todos os nossos pecados e nos purificar de todas as injustiças). Então meu amado (a), se você está se sentindo triste por ter se rebelado contra Deus, não continue a se rebelar, pare e volte a ser cheio da graça de Deus, ou se você nunca se sentiu cheio da graça de Deus, essa é a hora de você ser cheio dessa maravilhosa graça do Senhor Amém.

 6) Meu amado (a), para sermos cheios da graça de Deus, nós temos que aprender a negar a nós mesmos, por que a renuncia é algo que alegra muito o coração de Deus, então para que nós venhamos a ser cheio da graça de Deus, temos que nos negar, (Lucas, 9v23) (Mateus, 10v37a39) Vou lhe mostrar um dos discípulos de Jesus que era cheio da graça de Deus, e que era tão cheio da graça que a sua face se parecia de um anjo, Estevão; (Atos, 6v8a15). A palavra de Deus nos diz que Estevão era tão cheio da graça, que ao ser apedrejado pelo povo, teve quase a mesma atitude que o Senhor Jesus teve quando estava sendo crucificado como disse, pai perdoa por que eles não sabem o que fazem (Atos,7v54a60). Amado (a), só uma pessoa cheia da graça de Deus para falar isso, às vezes nós amaldiçoamos ou até mesmo discutimos com as pessoas que nos ofende não é? Amado (a), não é assim que nos mostra que somos cheios da graça de Deus. A palavra de Deus nos diz que conheceremos a árvore pelo os seus frutos, (Mateus, 7v15a20). Então, quer ser cheio da graça de Deus? Obedeça e negue a si mesmo, e você será cheio dessa maravilhosa graça, Amem.

 7) Existia um discípulo chamado Pedro que teve uma experiência tão maravilhosa da graça de Deus quando o Senhor Jesus lhe concedeu o poder de andar sobre as águas, e que perdeu de seguir mais a diante com essa grande experiência por causa do medo, (Mateus, 14v22a31). Uns dos grandes segredos de permanecer cheios da graça de Deus é permanecer olhando para Jesus, por que o Senhor Jesus, é a própria graça de Deus para nós. Você viu que em quanto Pedro olhava para Jesus, ele continuo a andar sobre as águas, mas quando ele deixou de olhar para Jesus, ele começou a afundar. Amado (a), a palavra de Deus nos diz que devemos olhar somente, para o autor e consumador da nossa fé, (Hebreus, 12v2). Amado (a), a intenção de satanás é tentar fazer que tiremos os nossos olhos do Senhor Jesus, por que ele sabe que quando tiramos os nossos olhos de Jesus, que automaticamente cairemos da graça, e que começaremos a entrar na desgraça, não olhe paras as pessoas, e para as dificuldades da vida e sim para o Senhor Jesus. Amado (a), para nós permanecermos na graça de Deus, precisamos permanecer em três coisas (1° na fé) (2° na santidade) (3° na obediência). O segredo não é só ser cheio da graça, e sim permanecer cheio dela, Amém.

             QUESTIONÁRIO SOBRE A GRAÇA DE DEUS

 1) O que é graça ? R=_____________________________________________________________________________ 

2) O que você precisa fazer para ser salvo? R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) O que você precisa para ser cheio da graça de Deus? R=_______________________________________________________________________________

4) Você merece ser salvo pelas suas obras? R=_______________________________________________________________________________

5) E se você não fizer a obra você será salvo? R=_______________________________________________________________________________

6) Cite alguns exemplos que mostre uma pessoa cheia da graça de Deus? R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Coloque 5 passagens bíblicas que mostre alguns personagens que foram cheios da graça de Deus R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8) Classifique de 0 a 10 o nível da graça de Deus em sua vida,e por que desse nível. R=_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1.  Precisamos entender que Deus pode dizer não. Promessas tais como João 15:7 ("Pedireis o que quiserdes, e vos será feito") são freqüentemente mal entendidas. Muitas pessoas acreditam e pregam que Deus dará tudo que pedimos. Mas outras passagens nos recordam que as orações precisam ser de acordo com a vontade de Deus, não com a nossa (1 João 5:14; Tiago 4:3). O caso de Paulo mostra claramente que Deus pode dizer não ao pedido de um discípulo fiel. Quando não recebemos o que pedimos, isso não é necessariamente evidência de falta de fé. Pode simplesmente sugerir que Deus, em sua infinita sabedoria, decidiu que era melhor não conceder o pedido

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito !
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Deus te abençoe, muito bom o estudo, fica na paz de Cristo.

    ResponderExcluir