sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Estudo sobre culto.



                  ESTUDO SOBRE BATALHA ESPIRITUAL.

               Estudo sobre culto. Palavra do estudo Rom.12v1

A palavra Culto significa; Adoração. Homenagem. Honra a uma divindade ou a um ídolo.

1ª) Para se prestar um culto a uma divindade, primeiro tenho que conhecer a essa divindade, por quer se eu não conhecer, eu posso esta adorando ou servindo de um jeito errado. Todo nós sabemos que Deus é a grande divindade, e para eu cultuá-lo primeiro eu tenho que conhece-lo e saber a forma que Ele exige de como devi ser o seu culto, isso para eu poder adora-lo corretamente. Em     João 4v1a26, narra um encontro entre O Senhor Jesus e uma mulher Samaritana. E nesse encontro, O Senhor Jesus lhe ensinou como verdadeiramente seria a forma de se prestar um culto a Deus. Em primeiro lugar, Jesus lhe mostrou que ela teria que se converter, por que vivia em prostituição (João, 4v17). Amados, aqui vemos que Deus não aceita um culto de qualquer pessoa ou de qualquer maneira, por que primeiro tem que haver convertimento na vida da pessoa, por quer Deus é santo, e Ele exige que os seus adoradores sejam santo como Ele é (1Ped.1v15e16). Veja bem, qualquer um pode tentar cultuar a Deus, mais se Ele vai aceitar esse culto, é totalmente diferente, (Mat.15v8e9). A mulher Samaritana questionou que o os seus antepassados cultuavam no monte Garizim, e que os judeus diziam que o lugar de adorar, no caso, de cultuar era em Jerusalém. O Senhor Jesus lhe disse que chegaria o tempo que nem em Samaria e nem Jerusalém seria o lugar de cultuar a Deus. Por que Deus não estaria mais preocupado com o lugar, e sim da forma como as pessoas iriam adora-lo, no caso, cultua-lo, se seria de uma forma racional e verdadeira. O Senhor Jesus, falou algo a inda muito importante para aquela mulher. Ele disse a ela, vocês Samaritanos adora o que não conhece, no caso, O Senhor Jesus estava dizendo que eles não conheciam a Deus, mais os Judeus sim, eles sabiam a quem estava adorando. Os Samaritanos cultuavam outros deuses no caso, ídolos que muitas das vesses nem conheciam. E não é diferente nos dias de hoje, muitas pessoas vão para as congregações dizendo que vai adorar a Deus, como na realidade, nem sabem quem é Deus, e nem como cultua-lo, e com isso, cultua as pessoas, coisas e ater mesmo ao diabo sem saber. E Você, sabe quem estar cultuando? 

2ª) Em 1Corintios, 14v40 nos mostra que Deus é um Deus de ordem e decência, e que não recebe qualquer tipo de culto. O culto que Deus recebe tem que ter reverencia; amor; santidade; sinceridade; humildade; organização e principio bíblico. Por que, se não houver isso, você poderá esta cultuando a outro ser, e não a Deus. Queridos, satanás sabe que as coisas de Deus, tem que ser com ordem e decência. É por isso que ele faz de tudo para que o ser humano não conheça e nem saiba cultuar a Deus, por que sabe se o homem aprender adorar a Deus de uma forma correta, os céus vai se abrir a gloria de Deus vai descer sobre as pessoas ou no ambiente do culto. Não adianta vim para congregação só para assistir o culto, Deus não esta a procura de pessoas para assistir o culto, e sim de pessoas que aprenda a adora-lo em espirito e em verdade. Por que quem assiste o culto, não cultua, não se liga com Deus, não ouve a voz de Deus e nem consegue se aproximar Dele. Quando o senhor Jesus disse a mulher Samaritana, que Deus esta a procura de verdadeiros adoradores, que o adorem em espirito em verdade, Ele quer dizer que devemos adora-lo de uma forma racional como esta escrito em Rom.12v1. Por que a palavra espirito no grego, quer dizer mente razão no caso, racional. E em verdade, quer dizer de uma forma sincera sem falsidade. E quando se falar de verdadeiro adorado, a palavra estar dizendo que também existem os falsos que não estão nem a ir para Deus. Queridos, o que estamos vendo nesses últimos dias, é as pessoas fazendo coisas absurdas nas congregações, sem um conhecimento e sem direção da parte do Espirito Santo, dizendo que esta cultuando e adorando a Deus. Deus é um Deus de ordem e não de bagunça.

2ª) Para que haja uma verdadeira adoração a Deus, primeiro temos que saber o que é adoração, depois saber como é que Deus quer ser adorado, ver se á ordem que é organização em nosso meio, e ver se estamos lutando para viver de acordo com a sua palavra, por que a nossas vidas em si, tem que ser uma adoração a Deus. Queridos, a direção do culto tem que ser sempre de Deus, no caso, tem que ser do jeito Dele, não de uma forma mecânica, por que Deus é um Deus de novidade, e não de mesmice. A mensagem tem que vim diretamente de Deus, ou ser direcionada somente para Ele, e para mais ninguém. A pessoa que estiver ministrando, tem que esta com a sua vida em constante consagração, para que ele venha ser um canal de Deus para o povo. 

3ª) Tem pessoas prestando culto a Deus de qualquer jeito, seguindo a uma tradição litúrgica humana. A palavra tradição significa costume, era o que os fariseus faziam. Eles só se preocupavam com as tradições, mais não olhavam e nem se importavam como estavam as suas vidas diante de Deus. E com isso adoravam a Deus de qualquer maneira, pensando que Deus estava recebendo, Mat.15v1a19. A palavra liturgia significa ritual cerimonia. Querido, o que tem de pessoas que estão fazendo culto usando de artificies carnais e demoníaco, pensando que Deus não esta vendo, eles estão prestando culto a si mesmo e a satanás, fingindo que esta adorando a Deus, mais só que Deus esta vendo tudo, e no momento certo Ele vai trazer a tona (Salmos,101v7) (Luc. 12v2). Amados, Todos nós um dia vamos presta conta a Deus de tudo que estamos fazendo. (2Corintios, 5v10). 

4ª) Em 1Corintios 13vv1a13 nos fala algo muito serio, fala de um principio fundamental para cultuar e fazer a obra de Deus, e esse principio é o amor. E esse amor é a peça fundamental do culto, por que sem ele nada acontece. Como é que eu vou adorar, no caso, cultuar a Deus de uma forma verdadeira, se não ama-lo verdadeiramente de todo o meu coração? Como é que eu vou amar a Deus se eu não conhece-lo? Como é que eu vou obedecer a Deus se eu não o conheço? Quem você adora no caso, cultua? A quem você serve? A quem você esta seguindo? A quem você esta ouvindo? Pelo seu fruto mostra que é o seu Deus. E da forma que você o adora, mostra o quanto você o conheci. Portanto, conheça mais o seu Deus para você cultua-lo com mais intensidade e amor. (Marcos, 12v30e31).

                    QUESTIONARIO SOBRE CULTO.

1) O que é culto? R=_____________________________________
______________________________________________________

2) O que é cultuar? R=____________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________

3) O que é um culto racional? R=___________________________
______________________________________________________

4) Você pode adorar a Deus de qualquer jeito? R=______________
______________________________________________________

5) Como é que se cultua a Deus? R=_________________________
______________________________________________________


6) Quem é Deus?R=______________________________________
______________________________________________________

7) Você tem intimidade com Deus? R=_______________________
______________________________________________________

8) O que ter uma intimidade com Deus? R=___________________
______________________________________________________

9) O que é ser um adorador? R=____________________________
______________________________________________________

10) Você é um adorador? R=_______________________________
______________________________________________________

11) Qual é o poder de uma adoração? R=_____________________
______________________________________________________


12) A onde é o lugar que temos que adorar? R=________________
______________________________________________________

13) Você é um verdadeiro adorador? R=______________________
______________________________________________________

14) O que é adorar em espirito e em verdade? R=______________
______________________________________________________
______________________________________________________